

Levantamento Planimétrico
O levantamento topográfico planimétrico, também chamado Planimetria, se caracteriza pela medição das projeções horizontais que definem uma área. Esse levantamento é ideal para determinar os limites de um terreno.
Aplicações:
-
Elaboração de Projeto para Retificação, Desdobro e Unificação de Área;
-
Acompanhamento e Locação de Obra;
-
Demarcação e Conferencia das Delimitações do Terreno.

Levantamento Planialtimétrico
O levantamento planialtimétrico é uma etapa essencial para o planejamento de projetos de construção, infraestrutura e desenvolvimento urbano de uma obra. Por meio dele, é possível detalhar as características superficiais de um terreno e gerar uma representação gráfica das propriedades de uma área.
Aplicações:
-
Projeto Arquitetônico de Edificações;
-
Nivelamento e Transporte de RN(Referencia de Nível);
-
Determinação de Curvas de Nível e Declividade do Terreno.

Georreferenciamento
Georreferenciamento é o processo para definir a forma, dimensão e localização de um imóvel rural, através de métodos de levantamento topográfico. É um instrumento adotado pelo INCRA como uma forma de padronizar a identificação de imóvel rural. Agora, com o novo Decreto nº 12.689/2025, o Governo Federal ampliou o prazo final para que todos os imóveis rurais - inclusive os menores de 25 hectares estejam georreferenciados.
Com a mudança, o prazo que antes terminaria em 20 de novembro de 2025 foi prorrogado para 21 de novembro de 2029. A partir dessa data, o georreferenciamento será obrigatório para qualquer ato de transferência, desmembramento, remembramento, parcelamento ou retificação no cartório de registro de imóveis.

Usucapião Urbano
A topografia é essencial no usucapião urbano, pois cria o projeto topográfico (planta e memorial descritivo) que delimita precisamente o imóvel, suas dimensões e limites, comprovando a posse e a área para a regularização jurídica, sendo feita por um profissional habilitado e fundamental para o processo judicial e registro em cartório, definindo as características físicas e confrontações do terreno.
Esse levantamento técnico é fundamental para atender aos requisitos legais e assegurar a posse definitiva da propriedade.

Terraplanagem
O projeto de terraplenagem topografia é essencial para qualquer empreendimento que envolva intervenções no terreno.
Ele combina o levantamento detalhado do solo com as ações necessárias para modificá-lo, como corte, aterro e nivelamento, garantindo a adequação do terreno para a construção de estruturas diversas, como edifícios, estradas e outros projetos.
Com o projeto de terraplenagem topografia, é possível realizar as obras com precisão, considerando as características reais do terreno. Isso otimiza o uso do espaço, evita retrabalhos e garante que as estruturas sejam construídas de forma segura e duradoura.

Calculo de Volumetria
O cálculo de volumetria é o processo de determinar a diferença volumétrica (volume de corte e aterro) entre duas superfícies (geralmente o terreno natural e o projeto). É fundamental para o planejamento e execução de obras que envolvem movimentação de terra, como terraplanagem, construção de estradas, barragens e mineração.
Com o cálculo de volume é possível saber exatamente quanto de material será removido ou adicionado ao terreno, evitando desperdícios, retrabalhos e riscos.